Psicoterapia Adulto

Como funciona


A Psicoterapia caracteriza-se pelo processo de terapia ou análise propriamente dita. É feita, na maioria das vezes, de maneira individual uma, duas ou até três vezes na semana.

A principal característica do processo psicoterapêutico é o sigilo. Neste, as questões do paciente\cliente são mantidas protegidas e resguardadas.

Não há tempo definido para o processo, pois, o mesmo varia de pessoa para pessoa e também de acordo com o caso de cada um. Inclusive, muitas pessoas procuram por ajuda psicológica por uma ou algumas sessões para um processo denominado aconselhamento psicológico. Outras pessoas querem um acompanhamento um pouco mais demorado, e aí, enquadra-se na terapia breve.

Existe a possibilidade do casal ou do grupo, como, por exemplo, grupo de mães de autistas; grupo de pais de crianças com TDAH; grupo de fumantes, etc.

O tipo de terapia será definido na entrevista psicológica, que é, pois, o primeiro encontro entre psicólogo\terapeuta e paciente, assim como será respeitado o desejo do paciente de ter acompanhamento individual ou em grupo.

Uma outra possibilidade é o acompanhamento familiar domiciliar, ou seja, um trabalho oferecido à família que tem dificuldade de locomoção, por exemplo, ou deseja que uma análise mais detalhada seja feita no ambiente físico onde se desenrola a dinâmica familiar. Consiste na observação, instauração de intervenções e acompanhamento do funcionamento da mesma. Acaba tendo um custo mais alto devido ao deslocamento e alta complexidade dos atendimentos fora do setting terapêutico.

Clique para falar conosco pelo WhatsApp